Respostas para o Amanhã

A iniciativa premia práticas educativas de professores das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias que tenham como objetivo a elaboração de projetos de uma turma de alunos de escolas públicas de Ensino Médio, que apresentem soluções simples para as questões identificadas em suas comunidades, visando contribuir para uma sociedade mais sustentável. O Prêmio é realizado em mais seis países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e México.

Avaliação Regional

O processo de avaliação regional é realizado pelas Comissões Técnicas, compostas por 63 profissionais multidisciplinares, especialistas em sustentabilidade, educação, juventude, ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias. 

Encontro Latino Americano de Educação

Com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas vencedoras, foi realizado o 1º Encontro Latino Americano de Educação, que reuniu cerca de 150 pessoas, entre diretores, professores e alunos dos projetos vencedores no Brasil, diretores e professores dos projetos vencedores nos demais países da America Latina.

►Destaque
Ao propor que as iniciativas propusessem soluções paras questões da realidade local, o Prêmio estimulou a abertura da escola para a comunidade, ampliando a prática pedagógica da sala de aula para os diferentes espaços educativos do território. Os alunos foram para as ruas, circularam e dialogaram com outros autores e conheceram melhor suas comunidades.

 
 

►Abrangência

Nacional

►Parceiro Investidor

Samsung Electronics e Organização dos Estados Ibero-americanos.

►Parceria

Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Reduca – Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação; Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação e Adobe Youth Voices – Adobe Foundation.

Notícias

Prêmio Respostas para o Amanhã reconhece projetos de impacto social de escolas públicas de Ensino Médio

Iniciativa da Samsung em parceria com o CENPEC, premiação é aberta a professores de Ciências da Natureza e Matemática de todo o país e recebe inscrições até 25 de junho.

Artigo: Escolas de hoje com Respostas para o Amanhã

Luís Carlos de Menezes, professor de física da USP, comenta os desafios de educar para um mundo em rápida transformação.

Opinião: Uma educação para o nosso tempo não depende só de recursos digitais, mas sim de práticas inovadoras

“Embora uma educação com tecnologias por si só não se traduza em inovação e na qualidade a que almejamos, os alunos e a comunidade têm muito a ganhar quando o cotidiano escolar se torna permeável a tecnologias”.

Professores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática, inscrevam-se!

Participe e convide seus alunos a colocar em prática os conceitos aprendidos, por meio de projetos que realmente possam contribuir com o local onde vivem

Professor indígena usa plantas medicinais para explicar biologia

Portal do Instituto NET Claro Embratel apresenta o trabalho do professor Alexandre Suruí que, em parceria com seus alunos, foi um dos vencedores da 4ª Edição Prêmio Respostas para o Amanhã

4º Prêmio Respostas Para o Amanhã anuncia vencedores

Neste ano, a iniciativa somou 1371 projetos inscritos, 953 escolas participantes, 1057 professores e 41.929 alunos envolvidos em todo o Brasil.

4º Prêmio Respostas Para o Amanhã chega à reta final

Conheça os vencedores e ajude a escolher o melhor projeto pelo juri popular

Conheça os vencedores regionais da 4ª edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã

Os 25 projetos de professores e alunos da rede pública para encontrar soluções para suas comunidades estão concorrendo a premiação nacional e por júri popular.

Prêmio Respostas para o Amanhã recebe inscrições de 1.371 projetos do ensino médio

Professores participantes têm até 13 de setembro para detalhar as propostas

Prêmio Respostas para o Amanhã prorroga inscrições para 4ª edição até 31 de agosto

Programa incentiva estudantes do ensino médio de escolas públicas a aplicarem conceitos de Ciências da Natureza e Matemática em propostas de melhoria das comunidades onde vivem.

 

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